Abraço ao Guaíba será no dia 21/04

Abraço de 1988 - Reprodução

O amor ao seu rio é uma característica dos porto-alegrenses (de nascimento e por opção). Na capital gaúcha, o sentimento de respeito por nossa gente, nossas tradições e nossos recursos naturais não é diferente do interior do estado. Pelo contrário, esse sentimento é tão forte e integrado aos costumes do Rio Grande do Sul que faz com que os moradores dessa terra sejam reconhecidos internacionalmente pelo orgulho de ser gaúcho.

O Hino rio-grandense, por exemplo, é ensinado em casa, nas escolas, nas ruas, nos estádios de futebol. Cantar o Hino do Rio Grande do Sul, com força e entusiasmo, é honrar a nossa história e afirmar, com amor e emoção: “Eu sou gaúcho. Eu amo a minha querência!”. (veja o Hino abaixo)

Mas não basta, pra ser livre, ser forte, aguerrido e bravo. Povo que não tem virtude acaba por ser escravo”.

E são as virtudes do gaúcho que fazem com que o povo do RS seja acostumado a “pelear” por sua gente e por sua terra. Foi aqui que surgiu, em 1971, a Agapan (Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural), primeira entidade ambiental do Brasil, que nesse mês de abril completa 41 anos.  O pioneirismo da Agapan, que iniciou suas atividades sob a liderança de José Lutzenberger, foi protagonista de diversas passagens ambientalistas de protesto e educação ambiental. Em 1988, integrou a força ambientalista brasileira, que foi fundamental para a introdução do capítulo de Meio Ambiente na Constituição do Brasil. Naquele mesmo ano, foi uma das incentivadoras do Ato Público de Abraço ao Rio Guaíba.

Nesse ano, em parceria com as ONGs Ingá Estudos Ambientais, Solidariedade e Instituto de Comunicação Social e Cidadania, a Agapan apoia mais um Abraço ao Guaíba. O evento acontece no dia 21 de abril, durante o Hanamatsuri (Festa das flores japonesa), que acontece na Usina do Gasômetro.

“Entendemos que a Orla é um espaço público, para as pessoas usufruírem, e assim deve ser ocupada, com equipamentos que atraiam a população até ela”, destaca Francisco Milanez, presidente da Agapan.

PARTICIPE DO ABRAÇO AO GUAÍBA

Dia: 21.04.2012
Hora: 16h
Local: Orla do Guaíba, próximo à Usina do Gasômetro
 

Leia mais:

Agapan: 40 anos de história (+1)

Hino do Rio Grande do Sul

Uma versão tradicionalista do Hino do Rio Grande do Sul, interpretado pelo cantor Luiz Marenco.

A paixão pelo Rio Grande do Sul demonstrada nas arquibancadas do estádio Olímpico…

… e no estádio Beira-Rio

Anúncios

3 comentários sobre “Abraço ao Guaíba será no dia 21/04

    • Obrigado pelo seu comentário Luciana. Embora, para alguns, possa parecer um pouco de bairrismo, acredito que temos aqui, sim, o nosso valor, assim como as demais culturas riquíssimas do Brasil e do mundo. Precisamos reconhecê-las e valorizá-las. Abs

  1. Olha, que maravilha ! Estarei ai no pensamento, imaginando aquele por do sol unico.
    Un grande abraço.

Comente aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s