Associação Brasileira de Agroecologia responde para a revista Veja

A Associação Brasileira de Agroecologia (aba-agroecologia) formalizou uma resposta à reportagem  sobre o tema dos agrotóxicos publicada na revista VEJA  (edição de 04 de janeiro/2012). Leia na íntegra essa reposta e divulgue.

É interessante perceber na primeira resposta de um “especialista” (pag. 84), o qual a revista não deixa claro de quem se trata, que ao tentar defender o uso do termo “defensivo agrícola” no lugar de “agrotóxico”, ele afirma que substâncias venenosas eram “colocadas no mercado sem pesquisa suficiente sobre suas propriedades e seus efeitos, e usadas de forma indiscriminada”. A afirmação deve ter passado despercebida pela edição, pois não é de interesse da revista e dos seus patrocinadores difundir essa ideia.

Cabe ressaltar, também, que essa prática de liberar no meio ambiente e para o consumo humano substâncias perigosas sem estudos suficientes ainda é muito utilizada. No caso das sementes transgênicas também tem se verificado essa prática. A pressão para as liberações acontecem, principalmente, por parte das empresas transnacionais produtoras de agrotóxicos e proprietárias dos laboratórios de biotecnologia. As cobaias acabam sendo nós mesmos.

Anúncios

Comente aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s