Sorteio do livro “Transgênicos Para Quem?”

Exclusivo para seguidores da página Observatório Ambiental no facebookleitores que comentarem o post no blog. O comentário deve estar relacionado com o tema.

*O sorteio será realizado dia 05/03

Parabéns Luciana Ribeiro! Obrigado pela participação.

O livro será enviado para o seu endereço.

O livro Transgênicos Para Quem? Agricultura, Ciência, Sociedade, lançado em Porto Alegre durante o Fórum Social Temático 2012, aborda os impactos dos organismos geneticamente modificados sob as dimensões agronômica, ecológica, cultural, social e política.

A publicação, que reúne artigos de diversos pesquisadores brasileiros e franceses em 536 páginas, foi organizada por Magda Zanoni, bióloga, socióloga e pesquisadora do laboratório Dynamiques Sociales et Recomposition des Espaces (Centro Nacional de Pesquisa Científica CNRS, França); e por Gilles Ferment, mestre em ecologia e gestão ambiental, e consultor do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (NEAD/ MDA).

“Transgênicos para quem?” é apresentado em três partes. A primeira aborda as incertezas científicas inerentes ao uso das biotecnologias modernas de reprogramação dos seres vivos e seus possíveis efeitos nocivos ao meio ambiente e à saúde humana. A segunda parte, “Transgênicos: O necessário enfoque multidisciplinar”, se divide em mais três temas que discutem os embates agronômicos, ecológicos, políticos, institucionais, jurídicos, econômicos e sociais dos transgênicos. A última , “Atores sociais: resistências e cidadania”, discute o papel da sociedade civil no debate do uso dos transgênicos.

A publicação oferece uma diversidade de análises, destaca pontos de vista de agricultores familiares, cientistas internacionalmente conhecidos, estudantes, associações, cooperados e ativistas. O objetivo, segundo os organizadores, é trazer uma reflexão sobre a capacidade dos transgênicos de resolver as dificuldades atuais e futuras com as quais a sociedade e os agricultores familiares estão confrontados.

Com informações do NEAD/ MDA
Você também poderá ler os capítulos aqui.
4
5 136
Anúncios

2 comentários sobre “Sorteio do livro “Transgênicos Para Quem?”

  1. Prezado Heverton,
    Olá!
    Gosto muito do espaço verde e democrático!.
    Debater assuntos polêmicos é uma forma de interagir com mais consciência e amor na natureza!..
    E despertar o “cidadão político” que existe em cada um de nós…é um modo inteligente de propiciar a ECO-DEMOCRACIA presente na LEGISLAÇÃO AMBIENTAL, a qual carece de ser ARTICULADA, CONHECIDA, DISCUTIDA E IMPLEMENTADA nos espaços de convivência socioambiental!!…Contudo, trazendo benefícios para o meio ambiente que fora planejado para todos!!
    Parabéns pelo CHAMAMENTO ÉTICO E JUSTO e que ousa diminuir o ANALFABETISMO AMBIENTAL!..(Vou deixar um lembrete: Prezados governantes, democratizem as políticas públicas para a inserção do cidadão comum!!!//Prezados que fazem parte do campo acadêmico: popularizem formas de educar os cidadãos!!)
    Heverton, menino verde do Brasil sustentável: A natureza agradece sua eco-gentileza e boa vontade para resolver problemas graves!..
    Conte com minha parceria!
    Atenciosamente,
    Luciana Ribeiro de Brasília.

  2. Os riscos de saúde, humanos e animais, do consumo de transgênicos agrícolas,imediatos – por exemplo, alergias – e a médio e longo prazo, afetando os sistemas nervoso, digestivo e imune, são preocupantes, como informam vários trabalhos científicos. É necessário que seja exigido o cumprimento da lei que determina a rotulagem dos produtos transgênicos disponíveis aos consumidores. O genoma é extremamente complexo, por isso é impossível aos cientistas que trabalham na produção de transgênicos controlarem todos os seus efeitos.

Comente aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s