“Que mundo você vai deixar para mim?”

Ônibus da linha Belém Velho - Porto Alegre/RS

Já era previsto também que quando o planeta estivesse sentindo as conseqüências do aquecimento global e da exaustão dos recursos naturais, muitas empresas capitalistas achariam um jeito de lucrar com isso. Está na essência do sistema: lucrar a qualquer custo, sem pensar nas questões morais. O termo Greenwashing (em inglês) tem uma definição para isso.

Na foto acima, que tirei com a câmera do meu telefone móvel no domingo passado, fica evidente essa prática. A empresa utiliza a imagem de uma criança para defender a ideia de que a população deve andar mais de ônibus para melhorar as condições do trânsito e diminuir as emissões de poluentes atmosféricos. Mas, no fundo, o que importa para a Marcopolo, que fabrica ônibus, é que aumente o uso e, consequentemente, as vendas desses veículos.

No entanto, só quem utiliza esse tipo de transporte público no dia a dia sabe o quanto é mal atendido pelos serviços oferecidos: Superlotação, desrespeito aos horários, péssimo atendimento por alguns funcionários. O discurso é bonito: “Ande mais de ônibus”. Mas a realidade é sofrida para o povo.

Na foto da placa abaixo, até o sarcasmo é utilizado para promover um cursinho da moda.

Placa na rua Botafogo - Bairro Praia de Belas

Anúncios

2 comentários sobre ““Que mundo você vai deixar para mim?”

  1. Mudança de hábito não tão simples assim! Greenwashing mesmo em toda parte que vamos, empresas desejam se manter por meio disso, e fazem assim diversos modismos,mas não se atentam para a educação,reformulação de seus atendimentos e o povo é enganado! Sejamos reeducados, porque o planeta depende disso e não dos milhares de cursinhos de moda verde!

  2. Hoje em dia escutamos todos falando: O tempo ta confuso!! Tudo trocado!! Mas ha uma aceitaçao e tom de leveza e brincadeira. Mas a coisa talvez devesse ser levada mais a serio.

Comente aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s