Cacique Raoni não chorou por Belo Monte

A notícia de que o cacique Raoni havia chorado por causa da construção da barragem de Belo Monte, no rio Xingu, continua sendo difundida pelas redes sociais. O cacique já desmentiu essa versão e afirma que no momento da foto havia recebido uma mensagem de um parente. O vídeo, gravado na cidade de Colíder (MT), comprova.

Abaixo, a imagem de Raoni que, junto de 60 guerreiros Kayapó, fizeram uma manifestação em frente à Prefeitura de Colíder, cidade do Mato Grosso que funciona como base de relacionamento e contato entre os Kayapó e a sociedade brasileira mais ampla.

Anúncios

12 comentários sobre “Cacique Raoni não chorou por Belo Monte

  1. Meu amigo, você poderia me informar a fonte de tal informação? Na internete tudo que encontro são sites que não confio falando que ele sim estava chorando pela aprovação do projeto, gostaria de saber qual a verdade absoluta, vejo milhares sendo enganados por compartilhamentos do facebook sem fontes ou informações confiáveis, e isso dói meu coração.

    • Caro Henrique,

      A fonte dessa informação é o próprio cacique Raoni, que afirma não ter chorado por causa de Belo Monte e sim por uma notícia de um parente. Aos três minutos e vinte segundos do vídeo gravado na cidade de Colider-MT é possível verificar a informação. O índios se reuniram na cidade próxima às aldeias para enviar um recado ao Governo e desmentir a notícia que foi divulgada de forma sensacionalista e replicada por vários veículos.

      Inclusive, coloquei esse post exatamente por ter a mesma sensação sua ao ver uma notícia falsa, ou inexata, sendo replicada por muita gente.

      Obrigado pela participação. É muito importante para melhorar nosso trabalho. Fique a vontade para continuar comentando. Abraço, Heverton

  2. CASO QUEIRAM VER ESSA FOTO NA INTEGRA, OLHEM EM MEU ORKUT magna-xingu@hotmail.com NO ÁLBUM INTITULADO “PROTESTO CONTRA BELO MONTE EM …” A PRIMEIRA FOTO É ELA SEGUIDA DE OUTRAS… ESSE MOVIMENTO FOI EM NOVEMBRO DE 2009, SENDO QUE DILMA AINDA Ñ ERA PRESIDENTE… EU ESTAVA LÁ E POSSO CONFIRMAR QUE A TAL INFORMAÇÃO QUE CIRCULA É FALSA… A REVOLTA MAIOR ERA CONTRA O ENTÃO MINISTRO EDSON LOBÃO QUE AFIRMAVA TER FORÇAS DEMONÍACAS IMPEDINDO A REALIZAÇÃO DO TAL PROJETO. SENHORES BLOGUEIROS, PARABÉNS PELA DEFESA DOS POVOS INDÍGENAS, MAS, VCS TEM QUE RESPEITAR O NOSSO GRANDE LÍDER RAONI. OBG Magna Xingu

  3. É preciso ter muito cuidado com as notícias que se espalham como um viral na internet. Muitas vezes são falsas, e são divulgadas com a intenção de atingir algo ou alguém. E o pior, as pessoas (idiotas) servem de marionetes quando compartilham qualquer coisa que leem sem pesquisar sua veracidade.

    • eu concordo! mas aposto q se assim não fosse, mais da metade dos brasileiros só saberiam dessa hidrelétrica apos seu início. ATINGIR ALGO OU ALGUÉM se refere a essa corja q está pisando na nossa constituição, contruindo um monumento que só trará destruição? acredita q haverá melhoria de vida, para os pobres da região? Ouvi falarem de emprego pra população de lá;te digo q será meia duzia de gatos pingados. A maioria dos trabalhadores serão trazidos pelas empreiteiras. e os poucos q conseguirem um vaga pra trabalhar ali, perderão seu emprego assim q as obras acabarem. E junto com eles, sobrarão mais centenas q se alojaram por ali vindo de outros cantos em busca de trabalho. Abaixo a politicagem

  4. Quanta besteira é propalada nas páginas da internet,…onde uma foto e uma notícia “sei lá de onde” vira uma polêmica tem que pesquisar antes de divulgar,…. não tem nenhuma hidrelétrica que desalojará NENHUM índio, o que existe é uma guerra de ONGs que está pressionando para obter lucros maiores com os royalties que advirão dessa usina,…. Tem muita gente que é contra a construção de hidrelétrica, mas não consegue viver sem ar condicionado, sem o conforto dos umidificadores, não tem a sua construção adaptada para utilização mínima de energia e água,…. são os legítimos fogueiristas,….

  5. Pois é…

    E o hoax mais recente mostra duas fotos acompanhadas por declarações bombásticas segundo as quais está acontecendo AGORA (outubro de 2012) a retirada forçada dos Caiapós da área a ser inundada por Belo Monte.

    “Probleminha”: as fotos foram tiradas em 2008 e são referentes a uma reintegração de posse, cerca de 900 Km distante de Altamira.

    Postei as informações corretas em vários blogs e páginas do Facebook e, naturalmente, sofri violentos “cyber ataques” (troll, corrupto, ignorante, conivente, subdesenvolvido). Mas a vida continua… :-))))

    Vejam o seguinte post do tumblr, que por sinal contém dois outros interessantes links. O cidadão foi muito consciente e brilhante.
    http://www.tumblr.com/tagged/amazon-rainforest?before=1332356919

    E aqui oputro link para a notícia verdadeira:
    http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL346759-5598,00-INDIOS+ENTRAM+EM+CONFRONTO+COM+PM+NO+AMAZONAS.html

    Abraços.

  6. ”vai inundar 516 km², eu num sei o tamanho isso”, ” eu num sei se vai até Sinop”….Cara, é sério isso? Como que alguém que está na defesa de algo, não sabe ao mínimo dimensionar o tamanho da obra? Só pra ter uma ideia, da barragem de Belo Monte até Sinop-MT, são mais de 1000 km, ou se for até Cuiabá – como disse alguém ao fundo – são mais de 1400, agora até onde eu sei, Itaipu que é uma das maiores do mundo, o reservatório tem uma extensão aproximada de 160 km.

    • o terreno da Itaipú favoreceu. porem a area da B M eh muito plana e realmente vai alagar uma area muito maior e, com uma vazão de água muito inferior e por consequencia bem menos eletricidade será gerada. não sei baseado em que, conseguiram aprovação pra essa obra nesse local. O impacto hambiental será de grandes proporções. maiores até q os das queimadas, pois após as queimadas, o uma parte do verde acaba voltando.Mas após o alagamento só Co2, metano, e outros gases =/

Comente aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s