Mercado de produtos orgânicos está crescendo

Atualmente mais de 120 países desenvolvem agricultura de base ecológica no mundo. O crescimento médio da área plantada com esses produtos vem aumentando. Segundo a Federação Internacional para os Movimentos da Agricultura Orgânica, o aumento foi de 15 a 20% ao ano, entre 2001 e 2007.

A procura por alimentos orgânicos também tem aumentado significativamente. Ficando na casa de 10% ao ano no mercado interno e entre  20 e 30% no mercado externo.

Especialistas do setor apontam vários motivos para essa migração que vem ocorrendo da produção agroindustrial para a agricultura de base ecológica.

O padrão agroalimentar de produção baseia-se na utilização intensiva de insumos químicos, mecanização pesada, e melhoramento genético voltado para a produtividade, buscando-se produzir  muito e barato. Esse é um modelo de produção que se adapta facilmente para tempos de guerra. Na verdade, o padrão de produção agroindustrial vigente no mundo atualmente tem sua origem em um sistema de produção alicerçado na realidade européia de pós-guerra. Esse sistema funcionou muito bem para suprir as necessidades de reconstrução das economias européias pós nazi-facismo, mas vem entrando em franca decadência principalmente  nos seus países de origem.

A tendência apontada por consumidores mais conscientes de optar por produtos orgânicos, mais saudáveis e menos impactantes para a natureza, é seguida pelos produtores que constatam a grande dependência de insumos caros e tóxicos do sistema agroindustrial.

Um fator que tem preocupado os dirigentes dos países ricos é o crescimento econômico de alguns países como, por exemplo, o Brasil. O aumento de poder aquisitivo da população leva ao conseqüente aumento do consumo de produtos agrícolas, entre outros. A grande movimentação na economia mundial tem gerado instabilidade nos preços dos produtos primários, também conhecidos como commodities no mercado financeiro. Essa é uma das principais pautas a serem debatidas no encontro do G20, que acontece esse final de semana.

Para o ministro da fazenda, Guido Mantega, a política de subsídios agrícolas praticada pelos países ricos é um sério problema enfrentado pelo mercado de produtos primários, onde se encontram os produtos de base ecológica.

Para tranqüilizar produtores e consumidores é importante implementar a certificação dos produtos orgânicos e o controle e rotulagem dos alimentos transgênicos, pauta para um próximo texto.

Anúncios

Comente aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s